“É em vão que este povo me honra

de lábios, ensinando máximas

e ordenações humanas.” 

                                                 Jesus 

Editorial Ano I, Nº 4 | Compaixão!

     Allan Kardec nos diz que “Doutrina é o conjunto de princípios e leis revelados pelos Espíritos Superiores”. Do grego clássico “didache”, a etimologia da palavra Doutrina representa “instrução”. Com base nestes ensinamentos em agradecimento à humilde realização deste veículo de comunicação, a nossa gratidão por esta oportunidade singular, um sonho que hoje segue semeando.   


     No encerramento deste ano de 2016, a Revista Doutrina nº 4, uniu três pilares essenciais para a aurora do despertamento sutil da consciência: a força do pensamento; a fé raciocinada; e o conhecimento da importância dos conceitos relacionados à espiritualidade que, contrapostos com a realidade, formam esta base milenar na evolução planetária. A tríade fundamenta os princípios básicos da união de conceitos pautados em atitudes racionais, início de uma autoavaliação extremamente poderosa, a de se ver no próximo tão diferente e tão semelhante. Esta é a magia do existir! Jesus disse: “Arrancada será toda planta que meu Pai celestial não plantou.” E a história nos permite debruçar nas mais profundas dissertações e conceitos. Dentre os filósofos, temos Helvécius, que viaja no universo Do Abuso das Palavras, Plotino e seu último suspiro e Montesquieu, cada um com seus conceitos direcionado às suas personalidades. Em Homenagem, Herculano Pires e sua contribuição para a Doutrina Espírita, diretamente da Fundação Maria Virgínia e José Herculano Pires. Em Princípios Cristãos, São Tomás de Aquino, e uma revelação surpreendente em Aconteceu, o Círculo Cristiano-Espiritista que deu origem ao livro Roma e o Evangelho que se estende à Fé e às Crenças. Leia pausadamente as orientações de Epíteto; nas condições em que viveu, podemos concluir a sua elevação espiritual. Em Literatura Singular, Avicena e sua contribuição à ciência com os princípios de Galeno e Hipócrates, relatado em Cinema em Foco no filme “O Físico” inspirado no romance conhecido por retratar em suas obras a evolução e a ética da medicina. Já em As Missionárias, Hellen Keller, uma mulher de coragem que, apesar de deficiente, venceu todos os limites e deixou um legado ao mundo. Em Curiosidade, nos deparamos com Blind Tom, prova espetacular de talento, atributo da alma imortal, explicada em A Justiça da Reencarnação. A paixão da alma revelada nas virtudes em Autoajuda nos desperta para a descoberta do que realmente faz a diferença na vida de quem a conhece e a compreende. 


     Em Doutrina Livre, temos o homem como um ser trinitário, muito bem explorado em Precisos Apontamentos a Propósito do Psicossoma, em Ciência Espírita. Fraternidade sem Fronteiras, esta Ação Solidária de inimaginável e inesgotável amor e dedicação, atravessou o Oceano Atlântico para acolher crianças das aldeias de Moçambique, onde há, aproximadamente, 600 mil órfãos vivendo na extrema miséria.
Descubra que a pedagogia da Arte de Ouvir também é caridade, em Amor em Ação. E Você Sabia que o Origami, além de ser divertido e criativo, é terapia?


    Em Medicina, Rumo ao Conceito de Capelania Espírita, teoria e prática. Um dos temas do Congresso Espírita MEDNESP, que será realizado em 2017 na cidade do Rio de Janeiro. 


     Pode a Homeopatia Modificar as Doenças Morais? Entenda O Poder da Água Magnetizada, fonte milagrosa da vida. Apresentamos o Déjà Vu como um Fenômeno Instigante; e, por falar nisso, será que você sofre de Parascavedecatriafobia? Assustou? Não, Mitos e Paradigmas descortina a superstição. Almanaque nos orienta que o Espiritismo não faz Milagres.


    Mantendo o equilíbrio, chegamos à Disciplina Emocional, grande avanço para o bom Comportamento Social, utilizando o Propósito de Vida como Leme do Existir, praticando a Boa Vontade e a Liberdade de Ações, em Virtudes. Em Saúde e Espiritualidade, a compreensão do Carma, a relação Pensamento, Espiritismo e Saúde exemplificando que “o homem comumente apenas registra efeitos, sem consignar as causas profundas” no cotidiano. Já parou para pensar na nova Geração de Juízes? Será que eles são superespíritos? Dê o seu veredicto em Sociedade. Conceito de Frenologia? Outros assuntos são explorados, como: Quem realmente evolui? A humanidade ou a natureza?; O Cuidado na Ética; e Ética e Espiritualidade nos leva à influência da mente sobre o corpo, em Qualidade de Vida. 


   A eficácia da prece, e de como nos conectamos com o Pai, é Oração de Poder. Nesta edição, a de Cáritas. Tente! Quebrantam-se as barreiras da verticalização por meio da fé raciocinada, e não há limites para a emancipação da alma ao descobrir que somos todos irmãos, conectados pelo Amor Universal. 


Esta frase que escrevi me acompanha a cada dia: “A perda é necessária, pois a renovação só se estabelece quando a destruição se apresenta.” Compaixão irmãos! Mudar é essencial para o aperfeiçoamento moral. Finalizo com esta citação de Jesus “É em vão que este povo me honra de lábios, ensinando máximas e ordenações humanas”. 

Fiquem em paz e até a próxima, em 2017!


Andrea Melleu  | Editora